menu

Batismo

Pastoral do Batismo

 “…vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo…” (Mt 28,19)

Este é nosso motivo de existir: obedecer ao último mandamento de Nosso Senhor, conforme o Evangelho de são Mateus.

O sacramento do Batismo – o Santo Batismo – “é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos” (CIC §1213).

Em nossa paróquia, a Pastoral do Batismo é responsável pelo Batismo de Crianças. Somos, assim, o primeiro contato destes novos cristãos com sua comunidade. E mais: efetivamente, muitos pais e padrinhos acabam por ter um primeiro contato (ou retomar o contato) com a Igreja na ocasião do batizado de sua criança.

Somos, hoje, quatro agentes nesta Pastoral: Cida, Eliana, Lucila e Otávio. Cuidamos da preparação destes pais e padrinhos para as crianças até sete anos de idade (cf. o Diretório de Sacramentos da Província Eclesiástica de São Paulo – DS – §16). A partir daí a criança participará da Catequese de Preparação à Primeira Eucaristia e receberá o Batismo poucas semanas antes de receber a Eucaristia pela primeira vez.

 O Batismo de Adultos, por sua vez, em nossa paróquia, é tratado caso a caso pelo Pe. Alberto. Normalmente dedica-se a este adulto um catequista que irá prepará-lo em sua jornada até receber o Santo Batismo.

Para aquelas crianças até os sete anos, portanto, reservamos um Domingo a cada mês (exceto janeiro e julho) onde realizamos um encontro para reflexão e meditação onde:

- Anunciamos e testemunhamos a alegria  de seguir Jesus Cristo;

- Transmitimos o gosto de pertencer  à Igreja Católica Apostólica Romana;

- Falamos a eles sobre a missão da Igreja;

- Buscamos despertar, reanimar ou intensificar a fé de cada um;

- Apresentamos a eles a comunidade, sendo um ponto de partida e referência destas famílias na vida da comunidade;

- Mostramos a estas pessoas a importância da fé na vida da família;

- Acolhemos as esperanças e angústias dos pais e padrinhos, e;

- Rezamos com a família e padrinhos para agradecer o dom da vida da criança (cf. DS §31).

No Domingo subsequente, normalmente o último Domingo de cada mês, as crianças recebem o Santo Batismo numa liturgia dedicada a elas, seus pais e padrinhos e suas famílias. E a Pastoral do Batismo está lá, em cada liturgia, representando cada paroquiano que recebe cada criança que “nasce da água e do Espírito” (cf. Jo 3,5).

A Pastoral participa, ainda, das liturgias da Semana Santa de forma especial:

- na Quinta-feira (ou, eventualmente, na Quarta-feira) Santa, na missa de benção dos Santos Óleos. Afinal de contas, dois deles são usados na unção dos “batizandos”;

- na Vigília Pascal, onde a água usada em cada batizado é abençoada junto do Círio Pascal, também presente em todo e cada Santo Batismo.

 

Equipe

Maria Aparecida, Eliana, Luciana

Coordenador : Otávio