menu

Catequese Primeira Eucarístia

Catequese Infantil

Primeira Eucaristia

“Deixai as crianças virem a mim e não as impeçais, pois a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus”. (Lucas:18, 16)

A Catequese Infantil acolhe a criança na Igreja e a prepara para participar, pela primeira vez, da comunhão na missa. Estes gestos de “acolher” e “preparar” têm por finalidade apresentar para a criança um estilo de vida em que o Evangelho é a direção para a maneira de pensar, de se relacionar com os outros e de formar a família. Assim, trabalha-se no sentido de que o catequizando aprenda a professar a fé cristã, a conhecer a obra de Jesus e aceitá-lo como o maior amigo de todos os tempos!

“É próprio da catequese eucarística atualizar os valores humanos de tal modo que o catequizando abra gradativamente o espírito, segundo sua idade e condições psicossociais, para perceber os valores cristãos e celebrar o ministério de Cristo.” (Cf. Concílio Vaticano II. Declaração sobre a educação cristã Gravissimum educationis. N. 2).

O grupo conta com oito Catequistas. A equipe do 1º Ano é formada por Francisca, Kevin, Luis e Tania; e a equipe do 2º Ano por Ivanete, Luciana, Patrícia e Sally. Em 2014, os trabalhos de coordenação da Eucaristia estão sob a responsabilidade de Sally Prado.

Informações Gerais

A partir dos 9 anos de idade as crianças podem ser inscritas, gratuitamente, para participar da Catequese Infantil, que, em regra, ocorre aos sábados, das 15h às 18h.

No ato da matrícula é obrigatória a entrega de: uma foto 3x4, cópia do RG ou certidão de nascimento e cópia da certidão de batismo.

A duração da Catequese é de dois anos. A 1ª Eucaristia será agendada para o segundo semestre no 2º ano da Catequese, sempre de acordo com o aproveitamento e assimilação do conteúdo pelas crianças. Não há data pré-estabelecida para a celebração da 1ª Eucaristia.

A participação na Missa do sábado, às 17h, faz parte da Catequese e é obrigatória. As crianças sentem-se estimuladas quando os pais e demais familiares participam junto com elas da Missa. A família deve aproveitar esta oportunidade para incentivar e testemunhar para as crianças a vivência prática da religião.

No 1º semestre de 2014 a Catequese Infantil ocorrerá no período de 15/02/2014 a 07/06/2014; já no 2º semestre, terá início em 19/07/2014 e término em 06/12/2014.

Ainda, objetivando facilitar a comunicação entre as famílias e a equipe da Catequese, disponibilizamos o telefone da Paróquia (2973-1726) e o endereço de e-mail eucaristia.sjo@gmail.com.

Qualquer situação que se apresente ou em caso de dúvidas, por favor, procurem a coordenadora da eucaristia nos horários da Catequese.

Equipe de catequistas : Ivanete, Luciane, Francisca, Luis, Kevin,Patricia e Tania

Coordenadora: Sally