menu

Equipe de Serviços

A celebração litúrgica é ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. A liturgia realiza e manifesta a Igreja como sinal visível da comunhão entre Deus e os homens através de Cristo.

É na liturgia que, por meio de orações, símbolos e gestos, que se recorda os acontecimentos que nos salvaram, e os atualiza, torna-os presentes. O mistério pascal de Cristo não é repetido, mas celebrado. O que se repete são as celebrações; em cada uma delas sobrevêm a efusão do Espírito Santo, que atualiza o único mistério.

Primeiramente, vale dizer que, para o bom funcionamento de um trabalho, é preciso haver organização. A liturgia não foge à regra, pois necessita de uma equipe de liturgia dedicada, atenta e disposta a servir…

Em segundo lugar, sendo a liturgia uma ação comunitária, pressupõe uma assembleia reunida com uma diversidade de ministérios exercidos por pessoas com dons e carismas distintos e complementares. Por sua natureza comunitária, a liturgia necessita do serviço de equipes que, em nome da comunidade eclesial, planejem sua vida litúrgica, preparem e avaliem as celebrações e qualifiquem os ministros e servidores para eficiente e eficaz desempenho de suas funções.

Supõe trabalho comunitário e participativo na comunidade. A equipe não é “tarefeira”, mas de reflexão, estudo e ação. A marca registrada da equipe é o serviço dedicado, abnegado, inteligente e gratuito. Uma ação concreta em favor do bem comum, numa verdadeira mística de serviço. A equipe de liturgia é, então, o coração e o cérebro da pastoral litúrgica da vida da Igreja.

As equipes de liturgia são, em primeira mão, as responsáveis pela pastoral litúrgica. Essa ação eclesial tem por objetivo imediato a participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis na celebração e por finalidade, a edificação do corpo de Cristo mediante a santificação das pessoas e o culto a Deus. Na edificação do corpo de Cristo, a pastoral litúrgica colabora com a edificação de toda a humanidade e da criação inteira. Isso significa que também os membros da pastoral litúrgica devem visar à transformação do mundo em Reino de Deus.

A pastoral litúrgica implica ainda cuidados com a preparação, a realização e a avaliação das celebrações, com a formação do povo e dos ministros e também com a organização da vida litúrgica.

Como escreve Pe. Gregório Lutz: “Esta divisão corresponde, portanto, a um tríplice objetivo da pastoral litúrgica, que é promover celebrações autênticas, a formação litúrgica, a organização da vida litúrgica”.

Podemos então concluir que uma equipe de liturgia deve ser constituída levando em conta os três setores (o setor da celebração propriamente dito, mais conhecido como pastoral litúrgica, o setor de canto e música litúrgica, o setor do espaço litúrgico e da arte sacra). Essas equipes cuidam da vida litúrgica, animando-a e articulando-a, com atenção às celebrações, à formação e à organização.

 A Equipe de pastoral litúrgica tem a função de: 

- planejar, animar e coordenar a vida litúrgica da comunidade; 
- garantir a celebração do mistério pascal de Cristo; 
- constituir, formar e fortalecer as equipes de celebração da comunidade; 

- programar e avaliar as atividades litúrgicas da paróquia; 
- promover a integração entre as diferentes equipes de celebração. 

 

 Equipe : Claudete, Luiza, Margarida, Suely, Sassi